BIOGRAFIA

Wilson Filho nasceu em João Pessoa, Capital da Paraíba, em 10 de agosto de 1989 e está em seu segundo mandato como deputado federal. Vem se destacando na luta pelo desenvolvimento regional, geração de emprego e renda, segurança hídrica, saúde de qualidade e combate às drogas. Até o ano de 2017, o parlamentar já havia somado mais de 1.140 proposições apresentadas na Câmara Federal e mais R$ 500 milhões em emendas destinadas para diversos municípios do Estado, como a conquista de R$ 150 milhões para a construção da terceira faixa na BR-230, no trecho entre Cabedelo e Oitizeiro, em João Pessoa, incluindo a construção 13 novos viadutos.

O parlamentar é o atual coordenador da bancada federal paraibana e ocupa a presidência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, uma das principais comissões da Câmara Federal. Ele é autor da proposta de emenda à Constituição que cria a Zona Franca do Semiárido, projeto que vai gerar emprego e renda para municípios nordestinos, através da criação de uma área de livre comércio.

Outra luta do parlamentar é pelo acesso à saúde. Ele é autor do projeto de lei 4387/2016 que estabelece a redução do tempo para realizar exames no Sistema Único de Saúde. Entre outros assuntos e defesas, também vem lutando pela conclusão das obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, o que vai garantir água para a população do Sertão.

Wilson foi o segundo deputado federal mais jovem da história da Câmara dos Deputados ao se eleger no Pleito de 2010 com 105.822 votos. Em 2014, foi reeleito com 95.746 votos (4.94%).

Filho do ex-senador José Wilson Santiago e da advogada Maria Suely Alves de Oliveira Santiago, Wilson convive com a política desde muito novo. Ele é advogado, corretor de imóveis e atualmente cursa o Mestrado Profissional em Administração Pública, pela Faculdade IDP, de Brasília. É casado com a médica Rachel Borborema.